terça-feira, 11 de outubro de 2011

Renato Russo 15 Anos


Tantas coisas são ditas , tantas palavras carinhosas e tantos adjetivos são desferidos para o maior Poeta do Rock Nacional mas quase nenhum de todos eles de fato descrevem tudo o que Renato Russo ainda representa para a música brasileira.
Quinze anos após sua morte e a cada ano podemos ver homenagens , fãs emocionados , emissoras que se desdobram para encontrar algum material inédito ou então apenas repassam as mesmas matérias do ano anterior para de alguma forma deixar claro que Renato Russo ainda continua vivo entre nós, e ele continua.
Renato está mais entre nós do que nunca. Este ano em filmes e documentários.Esteve representado por Dado, Marcelo Bonfá, Orquestra Sinfônica Brasileira e convidados no Rock In Rio mas principalmente nas músicas que tocam em nossas vidas todos os dias.
A grande verdade é que não precisava tantas coisas para lembrar de Renato Russo, apenas sua música.
Raramente vemos isso na história de alguma banda. A Legião Urbana consegue depois de 15 anos de inatividade conquistar novos fãs, vender mais albúns do que todas que estão em atividade aqui no Brasil então me diz como não reconhecer a força , o talento, a forma única de escrever e descrever sentimentos ? Renato o fazia com perfeição. Fazia com a arte de um poeta que escreve palavras lindas porém tão simples que uma criança pode entender. Renato era assim, via nas coisas simples as mais belas frases , as mais belas letras e melodias. Foi na simplicidade de poucas notas que a Legião Urbana se tornou a maior banda do Rock Nacional. Tocar ou copiar a Legião é muito fácil mas alguém se habilita a criar metade do que a Legião Urbana criou?
Renato nos ensinou tantas coisas e parece que nunca deixaremos de aprender. A cada vez que escutamos um albúm da Legião descobrimos coisas diferentes. Parece mágica, qual o segredo ?
O segredo estar em ser sincero com seu público. Renato sempre foi e sempre deixou claro que nunca faria um albúm apenas para agradar a gravadora. Ele sempre se preocupou com aquilo que ficaria.
Renato sempre soube das coisas, só não soube driblar seu destino.
Mas se eu pudesse dizer algo que o deixasse feliz diria com certeza:

_ Renato, a obra que você deixou continua emocionando todos por aqui. Obrigado por ter dado sentido ao Rock Nacional e principalmente a ter me ensinado muito através da sua música.

Hoje fazem quinze anos que Renato Russo se foi mas também fazem Vinte e Nove anos que a Legião Urbana continua viva mais do que nunca em nossos corações.

Um comentário:

  1. Lindo, assino embaixo de tudo que você escreveu, Renato Russo continuará vivo em nossos corações, e de muitos mais que ainda estão por vir, sua poesia está perpetuada na história dessa geração, e sempre será !!! Urbana Legio Omnia Vincit !!!!

    ResponderExcluir