segunda-feira, 11 de outubro de 2010

14 Anos Sem o Poeta

11 de outubro de 1996 , com 36 anos e ainda tão novo Renato Russo não resistiria à doença.

É verdade que Renato deixou um grande legado mas poderia hoje estar emocionando ainda mais com novas obras e quem sabe até no cinema já que um dos seus sonhos e objetivo era entrar para o ramo cinematográfico.
Corrigindo em um post antigo quando falei que tínhamos ficado órfãos depois de sua morte, não é verdade. Nunca um legionário se sentirá órfão porque temos nas canções de Renato Russo a cura para o vazio que ficou na música brasileira.
Ele não está morto, a Legião Urbana nunca acabará. E mesmo depois de 26 anos do lançamento do primeiro CD , suas músicas são capazes de conquistar novos fãs.
Eu sou fã e admirador absoluto de sua poesia e Renato Russo foi um gênio da música. Sabia como ninguém se expressar através de suas letras e a sinceridade era tão explícita que em minha opinião é o ingrediente que faz da Legião Urbana hoje, um dos fenômenos de vendagem de cd em tempos que a pirataria e o mp3 reinam absoluto.
14 anos sem Renato Russo mas presente por toda nossa vida em forma de canções.
Fica um trecho da música L'aventura  do cd Tempestade.

"Quando não há compaixão
 Ou mesmo um gesto de ajuda
 O que pensar da vida
 E daqueles que sabemos que amamos?
 Quem pensa por si mesmo é livre
 E ser livre é coisa muito séria
 Não se pode fechar os olhos
 Não se pode olhar p'rá trás
 Sem se aprender alguma coisa
 P'ro futuro."


Urbana Legio Omnia Vincit
                                                            Força Sempre    
        

3 comentários:

  1. o que fez Renato partir não foi o HIV mas sim a desilusão desta realidade humana, que o consumia e fazia muito sofrer. sua letras finais mostram bem sua sentimentos nos últimos anos de vida. Pessoas como ele sofrem com os problemas do mundo, conseguem se envolver tanto com a dor alheia que deixam seus sentimentos abertos a todo mal que podem destinar. Sou parte deste sentimento... RENATO o maior...

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. Traduz o sentimento de tantos de nós, legionários, que em tempos de "Família Restart" sentimos o vazio que a música brasileira vive hoje.

    Renato conseguiu fazer de sua intensa angústia, versos que embalaram gerações e expressaram dor, amor, indignação e desejo de que um dia pudessemos ter um mundo melhor.

    Uma grande perda. Mas, do poeta ficam os versos, que nós, admiradores da boa música, seguiremos ouvindo sem cansar jamais.

    ResponderExcluir
  3. Acho q vc já falou tudo.
    Com certeza ñ estamos orfãos, e assistindo o show cover da banda, e ouvindo os fãs como a gente cantando com tanta intensidade cada canção, tenho a certeza que ele está mais vivo do que nunca.
    Lindo texto amigo, adorei.

    ResponderExcluir